Governo de Minas Gerais programa volta ao interior do estado com os Fóruns Regionais

Imagem removida.

Representantes da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) se reuniram, nesta quarta-feira (28/2), com os secretários executivos dos 17 Territórios de Desenvolvimento de Minas Gerais e com a Secretaria de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif) para programar uma nova rodada de reuniões dos Fóruns Regionais de Governo pelo Estado. Os encontros estão previstos para acontecer a partir de abril deste ano.

As reuniões nos territórios serão para avaliação da execução das demandas levantadas em todo o Estado durante as primeiras etapas dos Fóruns Regionais, realizados entre 2015 e 2017. O Governo dará um retorno aos municípios, fazendo um balanço sobre o atendimento destas necessidades.

Durante as devolutivas, os territórios também terão a oportunidade de promover debates sobre políticas públicas específicas que demandem articulação junto ao Governo. Existe ainda a proposta de discussão do objeto das próximas reuniões, tendo como objetivo o aprofundamento da política de participação social, conforme destacou o subsecretário de Gestão e Apoio às Políticas Estratégicas da Seplag, Otávio Maia.

O secretário Adjunto da Seplag, César Lima, também participou do encontro com os secretários executivos e avaliou a importância do programa. “A política de regionalização e descentralização que levou o Governo para os 17 Territórios de Desenvolvimento, para conhecer as necessidades dos mineiros diretamente nas regiões onde eles vivem, sai fortalecida após esses três anos de experiência dos Fóruns Regionais de Governo”, afirmou.

A discussão das prioridades dos territórios continuará sendo feita de forma regionalizada junto aos membros de cada colegiado. Esta diretriz fortalece o papel dos colegiados executivos, que são compostos por 25 membros titulares da sociedade civil, 25 suplentes, representantes dos órgãos do Governo do Estado, um prefeito e um vereador por microterritório.

Durante o ano de 2017, foram realizadas 15 edições dos Fóruns Regionais de Governo, quando foram feitas reuniões de acompanhamento das entregas do governo e disponibilizados mais de 150 ações e serviços preparados por cerca 40 órgãos públicos estaduais.