Secretários executivos dos Fóruns Regionais contam com ferramenta online para ajudar na prestação de contas à população dos territórios

Imagem removida.

Reunião de trabalho foi realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte

Os secretários executivos dos Fóruns Regionais nos 17 territórios de desenvolvimento de Minas Gerais terão à disposição uma ferramenta online que reúne as principais ações executadas pelo Governo do Estado, com detalhamento do que foi feito em cada município.

O instrumento, que servirá de base para prestação de contas à população, foi apresentado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) na reunião de trabalho realizada esta semana na Secretaria de Estado Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), em Belo Horizonte.

A plataforma digital de consulta interna foi criada pela Seplag e consolida dados das entregas feitas pelo Governo do Estado em todos os territórios. As informações, que poderão ser verificadas por município, abrangem as áreas de educação, saúde, segurança, meio ambiente, desenvolvimento econômico, infraestrutura, dentre outros.

Segundo o secretário adjunto de Planejamento e Gestão, César Cristiano de Lima, o instrumento permite acompanhar a evolução do atendimento das entregas de Governo e, de posse dos dados, realizar reuniões de avaliação nos territórios com o colegiado executivo.

“Esta ferramenta é um suporte para nós que estamos lá na ponta e nos ajudará a atender de forma rápida os pedidos de informação. No meu território, por exemplo, representantes da sociedade civil sempre solicitam dados específicos do que foi realizado em seus municípios”, afirma Patrícia Melo, secretária executiva do Território Triângulo Sul, que reúne 27 cidades.

“Esse é um ótimo instrumento de apoio à prestação de contas à população dos 24 municípios do meu território, mostrando as ações prioritárias que o Governo do Estado tem realizado, mesmo num período de extrema crise econômica”, salienta Raniene José da Silva, secretário executivo do Território Alto Jequitinhonha.

“Por meio desta plataforma poderemos medir os resultados das ações executadas em cada território” endossa Sued Botelho, secretário executivo do Território Norte.

Ouvindo as pessoas

Esta foi a segunda reunião ordinária dos secretários executivos em 2018 e serviu também para avaliação dos problemas e necessidades de cada território.

“É importante destacar que o diálogo com a população nos 17 territórios de desenvolvimento, por meio dos Fóruns Regionais de Governo, continua sendo a política prioritária desta gestão”, ressalta o secretário adjunto de Planejamento.

Para o subsecretário dos Fóruns Regionais de Governo, Fernando Tadeu David, as reuniões de trabalho com os secretários executivos são sempre importantes porque são eles que estão em contato direto com as lideranças e a população dos seus territórios.

“Nossa preocupação constante é planejar as ações com a participação popular, ouvindo as pessoas. Então, as informações que os secretários executivos trazem para a reunião nos atualizam em relação às ações desenvolvidas na região e também no que a população local solicita como prioridade”, observa Tadeu David.