Estagiários podem concorrer ao Prêmio Excelência

Conteúdo Principal
Submitted by prgaapmadmin on
Publicado em:

Os estagiários do executivo estadual também podem concorrer ao 7º Prêmio Excelência em Gestão Pública do Governo de Minas, com inscrições abertas de 16 de abril a 17 de maio. É a segunda edição do prêmio que possui uma categoria específica para que este público concorra com projetos em sua área de atuação para melhorar a gestão pública.

A subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag, Fernanda Siqueira Neves, destaca que "ao criar a categoria de Estagiário, o Governo busca reconhecer e valorizar as boas ideias e propostas vindas dos estudantes, contribuições estas que fortalecem, certamente, a gestão pública."

De acordo com a Associação Brasileira de Estagiários (Abres), o Brasil já tem cerca de um milhão de estudantes com contrato de estágio. "Normalmente, o estágio proporciona o primeiro contato da maioria dos jovens com o ambiente de trabalho. Por isso, prêmios abertos à categoria são vistos por esses profissionais como oportunidade de revelar o quanto estão envolvidos com o trabalho."

Em 2011, os estagiários da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Thiago Thales Ribeiro e André Almeida Reggiani, destacaram-se com o trabalho Projeto Wiki. O projeto consiste em desenvolver uma plataforma na qual ficarão armazenadas as informações relativas aos processos e boas práticas do Governo de Minas Gerais. A proposta é construir o acervo a muitas mãos, como é feita a Wikipédia, maior enciclopédia interativa e livre da internet. A dupla inspirou-se em uma experiência do governo federal do Canadá.

Na época, os estagiários foram premiados com o incentivo de R$ 1.800,00 em dinheiro pela primeira colocação. O estagiário do Escritório de Prioridades Estratégicas, Emanuel Camilo de Oliveira Marra, se destacou no Prêmio Excelência com o projeto "Aprimorando a gestão pública e alargando a cidadania". O projeto consiste em inscrever alunos do ensino médio da rede estadual no documento Cadastro de Pessoa Física (CPF), facilitando o acesso desses estudantes às políticas públicas que exigem a inscrição na Receita Federal.

O seu trabalho foi classificado em segundo lugar, recebendo o incentivo R$1.400,00. "As experiências na faculdade e o que aprendi no estágio na Secretaria de Estado de Educação me ajudaram a desenvolver o projeto. Acredito que outros estagiários se sentirão motivados a participar neste ano", destaca Marra.

 

Programas de estágio

Estudantes interessados em estagiar nas secretarias de estado (exemplo: Secretaria de Planejamento e Gestão), fundações públicas (exemplo: Fundação João Pinheiro) e autarquias (exemplo: IPSEMG) do Governo de Minas podem encontrar informações no Portal do Estágio (www.portaldoestagio.mg.gov.br). No site, podem buscar vagas usando dois tipos de filtro: área de atuação ou nome do órgão/entidade onde a vaga é ofertada."

De acordo com a diretora Central de Provisão, Lumena Chaves, "a formalização do estágio depende do atendimento de requisitos fixados pelo Decreto Estadual nº 45.036/2009, que apresenta regras a serem cumpridas tanto pelo Estado quanto pelos estudantes e suas instituições de ensino."

 

SERVIÇO

Inscrições: até 17 de maio de 2012

Informações e edital:

Site da Seplag (clique no banner do prêmio ou acesse o link abaixo)

http://www.planejamento.mg.gov.br/governo/choque/premio_excelencia/prem…