Agentes de proteção e defesa civil participam de capacitação no Território Mata

Agentes de proteção e defesa civil participam de capacitação no Território Mata

Curso, oferecido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, foi realizado em São João Nepomuceno

O Gabinete Militar do Governador (GMG), por intermédio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), concluiu a 4ª Capacitação Regional em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas para agentes de proteção e defesa civil do Território Mata. O curso é uma parceria com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e foi realizado no Museu Municipal de São João Nepomuceno.

As aulas aconteceram nos turnos da manhã e tarde e foram ministradas por integrantes da própria Defesa Civil Estadual. Além disso, a preparação também contou com a participação de docentes de outras instituições como, como a Feam, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

O superintendente técnico operacional da Cedec, major Evair de Oliveira, esteve presente na abertura e disse que a troca de experiências promovida pela capacitação é primordial para a qualificação dos serviços prestados à população. “Defesa civil é prevenção. É fundamental o preparo para realizar o nosso papel, que é atender as pessoas necessitadas”, afirmou.

De acordo com o diretor de Ensino da Cedec, capitão João Luiz Felisberto, a Defesa Civil Estadual realizou a capacitação em São João Nepomuceno para reafirmar a importância das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdecs).

"O profissional precisa se atualizar e, principalmente, não esquecer que o trabalho é árduo e deve ser feito o ano inteiro. Os municípios devem fazer seus planos de contingência, trabalhos de prevenção, mapeamentos das áreas de risco, durante o período de normalidade", afirmou.

Mobilização

O evento teve como objetivo preparar os gestores municipais para fazerem frente às providências necessárias às ações de resposta à população. Com isso, o curso forneceu meios de articulação de esforços aos agentes de defesa civil, quando estes atuam com o objetivo comum de estabilizar uma situação crítica, proteger vidas, além de propriedades e o meio ambiente.

A capacitação contou com a participação de 116 discentes da Polícia Militar de Minas Gerais, Exército Brasileiro, Secretarias Municipais, Bombeiro Civil, Empresa JJRibeiro Móveis e agentes e Coordenadoria Municipais de Proteção e Defesa Civil das seguintes cidades: Argirita, Astolfo Dutra, Bicas, Bocaiúva, Cataguases, Chácara, Chiador, Coronel Pacheco, Descoberto, Dona Euzébia, Guidoval, Goianá, Guarani, Juiz de Fora,  Leopoldina, Mar de Espanha, Maripá de Minas, Rio Novo ,Rio Pomba, Rochedo de Minas, Rodeiro, São Joao Nepomuceno e Ubá.

Curso

A próxima “Capacitação Regional em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas”, ocorrerá, em Ipatinga,de 20 a 22 de junho de 2017 (terça a quinta-feira) e será destinado a todos os profissionais que atuam no sistema de proteção e defesa civil. As inscrições podem ser realizadas no site www.defesacivil.mg.gov.br.

Iniciativa

A capacitação é mais ação do programa Minas Mais Resiliente (MMR) do Governo do Estado de Minas Gerais e tem por foco investir no aumento da resiliência a desastres dos municípios.

Para conhecer mais sobre a Campanha Construindo Cidades Resilientes da ONU acesse o site: www.unisdr.org/files/26462_guiagestorespublicosweb.pdf.

Outras informações:
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec)